Meditação para Adolescentes
privados de liberdade
Como eu posso dar amor ?
Olhando para o chão, com as mãos escondidas nas costas, assim eles chegam na sala da “oficina de relaxamento”, alguns desconfiados e outros desmotivados. Nós do Meditativos os recebemos com palmas e música. Aos poucos a curiosidade vai ganhando espaço e ao iniciarmos o trabalho, logo percebem do que estamos falando e respondem com rapidez a proposta que fazemos. A desconfiança vai dando lugar a sorrisos, vão ficando mais “presentes” no encontro e os olhares mais focados. Ao saírem da sala, a maioria demonstra interesse pelo próximo encontro.

Nossa história
Efeitos benéficos das oficinas de meditação, oferecidas pela equipe de terapeutas do Meditativos, como, a redução de conflitos entre os internos, diminuição das crises de ansiedade e, ainda, a redução do índice de reincidência na unidade, foram observados desde que começamos com a prática na Unidade, pelos agentes de segurança e servidores.
Os agentes, que acompanham os internos durante a oficina, ficam surpresos ao ver todos ficarem sentados, em postura correta de meditação, por 20 minutos, concentrados. Ao verem os adolescentes relaxando eles também relaxam, a tensão que paira no ar se dissolve por minutos. Quando realizamos a meditação guiada, os relatos são emocionados.
Os jovens entram na Unidade de Internação Socioeducativa de São Sebastião (UIPSS), para ficarem um período de até 45 dias, antes de receberem o julgamento da infração que o levou à internação. Durante este período, eles participam de até seis oficinas, e muitos deles já conseguem sentir a quietude interna provocada pela meditação desde o primeiro encontro. Orientamos que realizem a prática de alongar-se, que parem e observem a respiração, que se aquietem enquanto estão lá dentro, mesmo fora dos encontros. Alguns realizam e relatam conseguir mudar a reação do momento, percebem e reconhecem melhor seus sentimentos. É lindo ver quando eles sonham com novos caminhos quando saírem da Unidade.
O trabalho dos professores têm como foco o desenvolvimento da Inteligência Emocional através da meditação, do Reiki e de conversas reflexivas. A prática é realizada de forma leve e sem especulações ou julgamentos do que aconteceu ou porque estão nas unidades. Buscamos ficar presentes não só fisicamente, mas também mentalmente, focados no que estamos realizando. Dividimos nosso tempo com eles/elas “olhando” o corpo físico, o corpo emocional e o mental. O convite é aquietar-se, observando pensamentos, sentimentos para reconhecer a si mesmos/mesmas, no que estão vivenciando agora.
O trabalho que realizamos em São Sebastião desde 2019 tem sido divulgado pelos jovens que vão para outras Unidades Socioeducativas após o julgamento, e também pelos agentes e servidores. E em 2021 recebemos convites para ir até outras Unidades, para além de buscarmos atuar também na Unidade de Internação Feminina, para observar semelhanças e particularidades, aprendendo mais sobre a realidade desses adolescentes.
Atualmente, estamos com demanda para realizar essas oficinas em quatro (4) Unidades Socioeducativas do DF. Até junho de 2021 realizamos esse serviço de forma voluntária.
Em 2022 conseguimos retornar para a UIPSS, depois de alguns meses impedidos em 2021 devido ao crescimento do número de casos de Covid19 em Brasília. Em breve vamos realizar uma chamada para novos voluntários e estamos elaborando a nossa própria metodologia!



