top of page

História do Reiki

O Reiki existe desde 1922, quando um japonês chamado Mikao Usui fundou uma associação em Tóquio após ter uma experiência espiritual que mudou completamente o rumo de sua vida.

No Japão, existe o conceito de Anjin Ryumei (anshin ritsumei ou anjun ritsumoyo), um conceito que nasce no Confucionismo, mas que foi adaptado pelo zen budismo, pelo budismo japonês e pelo jodo shu budismo. É um conceito filosófico que fala da aceitação de seu destino, de viver em harmonia com a realidade em um estado de paz interior absoluta, um estado de iluminação. Entende-se que Mikao Usui não só atingiu esse estado, mas que sua iluminação também tinha como efeito colateral um poder de cura. Sua guiança interna o conduziu para fundar, menos de dois meses depois dessa experiência, sua própria associação: a Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho Gakkai (心身改善臼井靈氣療法学会), para que toda a humanidade pudesse se beneficiar de sua experiência.


O que hoje chamamos apenas de “Reiki”, Mikao Usui chamava de Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho: método de cura (ryoho 療法) para a melhora (kaizen 改善) da consciência mente/coração (shin 心) e do corpo físico (shin 身) por meio da energia do espírito (reiki靈氣) desenvolvido por Usui (臼井). Esta é uma prática que propõe a dedicação diária ao melhoramento do indivíduo. Uma escolha de renunciar ao que nos vincula a estados de raiva e de preocupação, agradecendo à vida, cumprindo com nossas obrigações e sendo gentil com os outros. Segundo o Usui Sensei (Sensei 先生 é um professor/mestre ao qual reverenciamos), viver segundo esses princípios é a “arte misteriosa de convidar a felicidade, ou medicina espiritual para todos os males” (shoufuku no hihoo manbyo no reiyaku).

Mikao Usui refinou a metodologia da prática do Reiki ao longo dos quatro anos em que passou atendendo em sua associação em Tokyo e ensinando mais de 2000 pessoas lá e em diversas cidades do Japão. Antes de sua morte, ele passou a responsabilidade formar outros professores de Reiki para 20 de seus alunos, que ficaram imortalizados numa foto que pode ser vista no livro Isto é Reiki. Com sua morte, ele deixou a presidência da Usui Reiki Ryoho Gakkai nas mãos de um deles, Juzaburo Ushida, e segundo Kimiko Koyama, a sexta presidente da Gakkai, deixou ainda 60 (!!) filiais em todo o Japão.


Outro desses 20 notáveis alunos era médico aposentado da marinha, Chujiro Hayashi, que fundou seu próprio instituto em Tóquio, o Hayashi Reiki Kenkyukai (kenkyukai 研究会 instituto, lugar de pesquisa), que era independente da Usui Reiki Ryoho Gakkai. Hayashi ensinou muitas pessoas ao longo dos próximos 15 anos até sua morte, dentre elas estava Hawayo Takata, uma nipo-americana residente do Havaí. Foi graças a esta aluna que o Reiki chegou ao ocidente, pois na década de 1970 ela foi ao EUA continental e começou a ensinar por lá. Com sua morte em 1980, ela deixou 22 pessoas com a responsabilidade de ensinar Reiki. Foi com eles, a partir desta data, que o Reiki se espalha pelo mundo, chegando no Brasil em 1983 e de volta ao Japão em 1984.


Desde sua origem em 1922, houve muita desinformação sobre o que o Reiki é, como ele surgiu e qual é o melhor método para ele ser aplicado. Sobre seu surgimento, hoje interpretamos que Takata decidiu “embranquecer” esta prática japonesa para que ela fosse melhor aceita nos EUA pós-segunda guerra mundial. Existe uma gravação de áudio da Takata onde ela conta uma história que Mikao Usui era cristão, pastor e diretor da Universidade Doshida em Kyoto (uma universidade cristã) e, instigado por seus alunos, foi tentar descobrir como Jesus curava e ficou anos estudando a Bíblia e outros textos sagrados na Universidade de Chicago. Lá descobriu que Buda também curava e foi então a monastérios no Japão ler sutras sagrados em chinês e sânscrito até que ele encontrou em um desses textos uma fórmula muito simples sobre como curar. Ele então escolheu colocar a fórmula em prática indo meditar no monte Kurama e lá, após 21 dias, ele teve sua experiência de iluminação. Após sua experiência e entender que ele tinha se tornado um canal de cura, ele ficou anos atendendo numa favela em Kyoto. Com o passar do tempo, ele percebeu que estava curando apenas o corpo físico das pessoas, mas que o corpo espiritual precisava ser curado também, aí ele desenvolveu os cinco princípios e peregrinou por todo o Japão dando palestras em igrejas e templos. Nesta peregrinação que ele encontrou Chujiro Hayashi e, eventualmente, incumbiu ele de representar o Usui Reiki Ryoho e dar as aulas depois de sua morte.


Durante muito tempo, os professores formados por Takata repetiram esta história e passaram as técnicas passadas por Takata para frente, formando novos alunos e professores de Reiki. Existem livros publicados que recontam esta parte ou toda esta história, assim como professores de Reiki que ainda hoje a repetem. ¯\_(ツ)_/¯


No entanto, em 1990 alguns desses novos professores, dentre eles William Lee Rand, começaram a pesquisar e buscar outras fontes que pudessem corroborar, ou não, a história contada por Takata. Uma das primeiras coisas descobertas foi que Mikao Usui nunca tinha estudado na Universidade de Chicago e nem dado aulas e nem estudado na Universidade de Doshida. Em meados dos anos 1990, outro desses novos professores Frank Arjava Petter, um alemão residente no Japão, fez extensas buscas para encontrar reikianos lá que não tivessem aprendido com professores ocidentais.

Primeiro ele conseguiu entrevistar Kimiko Koyama, a presidente da Usui Reiki Ryoho Gakkai na época, e foi informado da localização do túmulo de Usui onde uma pedra memorial foi erguida um ano após a sua morte. Nesta pedra memorial está registrada parte de sua história e feitos realizados, com isso confirmou-se que Mikao Usui sempre foi budista e nunca foi cristão. Depois, Petter entrevistou Fumio Ogawa, um shihan (師範 professor, título honorífico) da associação de Usui e em 1997 teve acesso aos manuais originais de Usui Sensei e Koyama Sensei e à entrevista que Usui deu para uma revista entre 1922-26. Nesta entrevista, Usui Sensei diz:

“Nossa associação Reiki Ryoho é algo absolutamente original e não pode ser comparada a qualquer outra corrente (espiritualista) do mundo. [...] Ninguém no universo me “iniciou” neste método. Tampouco fiz estudos ou pesquisas para adquirir poderes terapêuticos fora do comum. No período em que pratiquei o jejum, uma energia forte entrou em contato comigo e senti uma inspiração misteriosa. Como por acaso, percebi que tinha adquirido a arte espiritual da cura.”

Em suas próprias palavras, o Usui Reiki Ryoho (= método terapêutico do Usui de energia do espírito) é um método original e não milenar, portanto não foi “redescoberto”. O Reiki tampouco é uma fórmula de cura que Jesus ou Buda utilizaram e Usui Sensei não buscou obter esta habilidade, foi apenas uma consequência de sua própria busca espiritual. No entanto, uma vez adquirida esta habilidade, Usui afirma:


“Hoje em dia, precisamos melhorar e reestruturar nossa vida para livrar nossos semelhantes da doença e do sofrimento intelectual e emocional. É por esse motivo que tomei a iniciativa de ensinar o método livremente e para qualquer interessado.”

Graças às pesquisas desses grandes mestres, à localização de fontes primárias, a entrevistas com membros da associação de Usui, do instituto de Hayashi, e de seus alunos e descendentes, tornou possível que nós ocidentais entendêssemos melhor a filosofia que sustenta a prática do Reiki.


Referências:



CHUJIRO HAYASHI; FRANK ARJAVA PETTER; TADAO YAMAGUCHI. The Hayashi reiki manual: traditional Japanese healing techniques from the founder of the western reiki system. Tradução: Grimm, C. M. 1st ed. Twin Lakes: Lotus Press, 2003. 109 p. (a edição em português está esgotada faz uns 8 anos)



FRANK ARJAVA PETTER. União com o Reiki. 1ª ed. São Paulo: Pensamento, 2020. 176p. (agora, esse daqui, se vc conseguir ler em inglês, recomendo!! pois a tradução ficou uma b*sta)


WALTER LÜBECK; FRANK ARJAVA PETTER; WILLIAM LEE RAND. The Spirit of Reiki: the complete handbook of the reiki system. Tradução: Grimm, C. M. 1st ed. Twin Lakes: Lotus Press, 2001. 304 p. (só tem traduzido pra português de Portugal e está mais de R$500 na Amazon)


TADAO YAMAGUCHI. Light on the origins of reiki: the handbook for practicing the original reiki of Usui and Hayashi. Tradução: Hirota, I. 1st ed. Twin Lakes: Lotus Press, 2007. 189 p. (ainda não foi traduzido pro português)


Comments


bottom of page